APRESENTAÇÃO

 

O MANUAL DE ORGANIZAÇÃO DA CEHOP apresenta a estrutura organizativa da companhia, representada graficamente pelo seu organograma estrutural geral e individual, por Diretoria, como também traduz a sua missão em atribuições específicas, formalmente alocadas às unidades.

 

Na elaboração, alguns princípios foram definidos como elementos norteadores do processo organizativo, a fim de assegurar uniformidade.

 

Dentro de uma nova concepção este Manual deve ser utilizado como instrumento de consolidação de um processo de desenvolvimento, não devendo entretanto produzir mudanças isoladamente.

 

É importante destacar a necessidade de divulgação ampla do Manual em todos os níveis hierárquicos, de modo a facilitar o entendimento das novas atribuições, fator fundamental para aprimoramento da performance empresarial.


PRESIDÊNCIA

GABINETE DA PRESIDÊNCIA

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO

ASSESSORIA DE INFORMÁTICA

ASSESSORIA TÉCNICA

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

ASSESSORIA JURÍDICA

DIRETORIA DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS

COORDENADORIA E ARRECADAÇÃO E COBRANÇA

COORDENADORIA DE PROCESSOS

GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO

DIVISÃO DE PLANEJAMENTO

DIVISÃO DE CADASTRAMENTO

GERÊNCIA DE OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS

DIVISÃO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO E CUSTOS

GERÊNCIA DE PROJETOS

DIVISÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO

DIVISÃO DE ENGENHARIA

DIRETORIA TÉCNICA

COORDENADORIA DE PROCESSOS

GERÊNCIA DE INFRAESTRUTURA

GERÊNCIA DE OBRAS CIVIS

DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

COORDENADORIA DE PROCESSOS

GERÊNCIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS

DIVISÃO FINANCEIRA

DIVISÃO DE CONTABILIDADE

DIVISÃO DE TESOURARIA

DIVISÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

DIVISÃO DE REGISTRO E PAGAMENTO

DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PESSOAL

GERÊNCIA ADMINISTRATIVA

DIVISÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO

DIVISÃO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

DIVISÃO DE SERVIÇOS GERAIS

DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO

 


COMPETÊNCIA DOS ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO

 


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Órgão:

PRESIDÊNCIA

Sigla:

PRESI

 

Atribuições Principais:

 

  • Exercer o comando superior de todos os negócios e atividades da Empresa e cumprir as determinações, objetivos e metas estabelecidas pelo Governo do Estado através da Secretaria de Serviços Públicos;

  • Coordenar e supervisionar o planejamento, a organização, a direção e o controle das atividades da Empresa e fazer cumprir o Estatuto, as deliberações do Conselho de Administração;

  • Estabelecer fluxo permanente de informações entre as diversas unidades administrativas, tendo em vista facilitar processos de decisão e coordenação das atividades da Empresa;

  • Firmar convênios, acordos, contratos e termos aditivos de interesse da Empresa, podendo delegar parte de suas atribuições;

  • Coordenar a realização de estudos globais, locais e setoriais, de interesse para a política de desenvolvimento da CEHOP, bem como, identificar, continuamente, as fontes externas de recursos disponíveis para financiamento das atividades da administração da Empresa;

  • Propor políticas, diretrizes, normas e critérios de organização, operação e administração de unidades, funções e sistemas da Empresa;

  • Autorizar e homologar a licitação de obras, bens e serviços;

  • Autorizar despesas, com observância do orçamento da Empresa;

  • Movimentar recursos da Empresa, assinando em conjunto com o Diretor Administrativo Financeiro, cheques, e quaisquer títulos de crédito, atos que importem em responsabilidade ou ônus para a Empresa e onerem terceiros para com ela, e negócios jurídicos de alienação onerosa de bens compreendidos  no objeto social;R

  • Representar a Companhia, ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, podendo delegar essa competência, em casos específicos, e, conjuntamente com outro Diretor, constituir procuradores;

  • Negociar permanentemente os interesses e compromissos da Empresa junto às instituições e a sociedade;

  • Autorizar atos relacionados à administração de pessoal;

  • Autorizar a aquisição de áreas disponíveis para programas de habitação;

  • Delegar competências a outros diretores ou empregados, obedecidas as normas gerais da organização.

 


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Órgão:

GABINETE DA PRESIDÊNCIA

Sigla:

 GAP

 

Atribuições Principais:

 

  • Assistir ao Diretor Presidente, preparar atos, informações e despachos administrativos;

  • Receber, encaminhar, responder e arquivar a correspondência da Presidência;

  • Organizar e supervisionar os serviços de apoio administrativo logístico inerentes ao Gabinete;

  • Apoiar administrativamente as reuniões do Conselho de Administração no âmbito da Companhia e elaborar atas;

  • Providenciar a convocação das reuniões que lhe forem determinadas, preparando editais, avisos, agendas e ordens do dia;

  • Administrar os fundos de suprimento para pequenas despesas e organizar as respectivas prestações de contas;

  • Receber pessoas e realizar triagem dos assuntos em função da agenda do Presidente;

  • Executar e controlar os trabalhos de protocolo da Presidência e arquivamento de documentos e correspondência em geral;

  • Organizar e manter atualizado o cadastro de autoridades e personalidades;

  • Redigir ofícios e demais expedientes da Presidência, inclusive as de natureza social;

  • Controlar a execução de ordens e o cumprimento de atos baixados;

  • Marcar as audiências internas e externas do Presidente;

  • Manter o Diretor Presidente informado sobre os trabalhos do gabinete;

  • Exercer outras atividades correlatas ou que lhe sejam atribuídas pelo Diretor Presidente.

 


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Órgão:

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO

Sigla:

ASPLAN

 

 

Atribuições Principais:

 

  • Desenvolver articulações com instituições públicas e privadas objetivando o desenvolvimento de parcerias relacionadas às unidades de negócio da Empresa;

  • Efetuar contratos e sondagens, desenvolver estudos e pesquisas para oferecer à Diretoria Executiva subsídios e informações sobre demandas e oportunidades de prestação de serviços na área habitacional;

  • Assessorar a Diretoria Executiva no desenvolvimento e aprofundamento das relações criando elos institucionais e mercado para a CEHOP;

  • Prestar apoio e suporte no desenvolvimento de contratos, negociações com agências e montagem de processos de financiamento;

  • Identificar demandas e oportunidades de negócios e mapear entidades provedoras de recursos no ramo de atuação da Empresa;

  • Pesquisar e apresentar novas oportunidades de negócios de interesse social;

  • Estabelecer um sistema de indicadores e medidas para análise e prognóstico das necessidades existentes e futuras;

  • Administrar o Sistema de Informações Gerenciais da Empresa   para as ações de planejamento;

  • Participar ativamente da Política de Recursos Humanos da Empresa e da elaboração de planos e programas de desenvolvimento;

  • Desenvolver, em articulação com as demais áreas, projetos e atividades de desenvolvimento institucional, objetivando incrementar os padrões de eficiência, eficácia e efetividade;

  • Coordenar a elaboração da proposta orçamentária e do programa de investimentos da Empresa, em consonância com as orientações emanadas do Planejamento Estratégico do Governo do Estado;

  • Discutir e propor estratégias de ação, objetivando assegurar o cumprimento da missão institucional e a resolução de  problemas organizacionais;

  • Coordenar a preparação dos documentos necessários ao encaminhamento de informações com vistas à aprovação dos termos e contratos em negociações com entidades financiadoras;

  • Executar outras atividades correlatas às especificadas.

 

 


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Órgão:

ASSESSORIA DE INFORMÁTICA

Sigla:

ASINF

 

Atribuições Principais:

 

  • Elaborar e coordenar tecnicamente a implantação de sistemas de informática no âmbito da Empresa e propor a respectiva política de informática;

  • Desenvolver, em parceria com os usuários, soluções para os problemas gerenciais, administrativos e técnicos, utilizando ferramentas de informática;

  • Prestar atendimento aos usuários dos sistemas informatizados;

  • Providenciar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de processamento de dados;

  • Organizar e manter arquivo de programas, manuais, disquetes e outros instrumentos de processamento de dados;

  • Gerenciar banco de dados;

  • Administrar a rede implantada na Empresa;

  • Providenciar a atualização e manutenção dos programas existentes;

  • Avaliar ferramentas para aumento de produtividade de desenvolvimento e manutenção de sistemas diversos;

  • Pesquisar, analisar e propor a adoção de programas (Software) e aquisição de equipamentos (hardware);

  • Promover o treinamento dos usuários dos sistemas desenvolvidos para operação dos equipamentos;

  • Opinar sobre a contratação de serviços de informática por terceiros, inclusive apoiando na preparação do processo de licitação;

  • Supervisionar a execução de serviços de informática executados direta ou indiretamente pela Empresa;

  • Elaborar os manuais de operacionalização e documentação de sistemas;

  • Desenvolver computação gráfica;

  • Prestar assessoramento na realização de eventos relacionados à empresa;

  • Executar outras atividades correlatas às especificadas.


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Órgão:

ASSESSORIA TÉCNICA

Sigla:

ASTEC

 

 


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Órgão:

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Sigla:

ASCOM

 

Atribuições Principais:

 

  • Planejar, coordenar e executar toda a política e programas de comunicação empresarial;

  • Organizar e manter atualizada a documentação dos assuntos de interesse da Empresa, inclusive matéria da mídia escrita, falada e televisiva, material fotográfico, impressos e vídeo produzido sobre a empresa;

  • Editar o jornal da Empresa e assessorar campanhas e a realização de documentários por agências especializadas;

  • Promover contatos periódicos com jornalistas da imprensa local, visando esclarecer e divulgar as atividades da Empresa;

  • Produzir material fotográfico, audiovisuais, preses-releases sobre fatos relacionados à Empresa, para exposição interna e externa;

  • Pesquisar notícias e comentários referentes à Empresa ou de seu interesse, sintetizando e encaminhando às unidades interessadas;

  • Manter contato permanente com as Diretorias e demais unidades da Empresa em busca de informações para subsidiar a produção de matérias para divulgação interna e externa;

  • Acompanhar a Diretoria em visitas ou reuniões em outros órgãos para registro e elaboração de matérias específicas;

  • Manter arquivo de recortes e publicações de matérias de interesse da Empresa;

  • Planejar, coordenar e acompanhar toda a política de comunicação empresarial da Empresa;

  • Apoiar a participação da Empresa, em feiras, exposições, simpósios, congressos e outros certames relacionados as suas atividades;

  • Participar da elaboração da política de informação publicitária do Governo Estadual, quando solicitado pela Secretaria subordinante;

  • Exercer outras atividades correlatas ou que lhe sejam atribuídas pelo Diretor Presidente.


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Órgão:

ASSESSORIA JURÍDICA

Sigla:

ASJUR

 

Atribuições Principais:

 

  • Elaborar, examinar, acompanhar e emitir pareceres em minutas de convênios, contratos, ajustes, acordos, termos aditivos, editais e demais atos administrativos de interesse, prestando apoio jurídico às unidades da Empresa;

  • Representar a CEHOP, nas ações judiciais em que for parte ativa ou passiva, objetivando preservar os interesses da Empresa;

  • Coordenar e executar todos os serviços pertinentes ao cumprimento de obrigações legais junto as instituições e/ou órgãos governamentais;

  • Elaborar e registrar atas, fazendo a transcrição e arquivamento nas entidades competentes, bem como a publicação, quando a lei o exigir;

  • Apoiar administrativamente as reuniões das Assembleias Gerais de Acionistas, Ordinárias e Extraordinárias,

  • Acompanhar os processos de registros dos contratos de interesse da Empresa, junto ao Tribunal de Contas como preposto da Comissão Permanente de Licitação;

  • Examinar, quando necessário, a documentação dos processos de comercialização de unidades habitacionais da Empresa, emitindo parecer circunstanciado, a fim de nortear as decisões da Diretoria;

  • Emitir parecer nas licitações, nos reajustes contratuais relativos às obrigações da Companhia de modo geral;

  • Participar com, pelo menos, um membro de Comissões de Sindicância, averiguações e inquéritos administrativos;

  • Organizar e manter o acervo de publicações doutrinárias, jurisprudências, legais e normativas, necessárias ao desempenho de suas atividades e/ou concernentes às atividades da Companhia;

  • Manter registro das procurações outorgadas por diretores da Empresa e ex-diretores outorgados a empregados;

  • Opinar sobre a liberação das cauções e retenções previstas nos contratos de obras e serviços firmados pela Empresa, em relação às obrigações trabalhistas, sociais e previdenciárias;

  • Representar a Empresa, com procuração “ad judicia”, em todas as ações oriundas de litígios de direito em que esteja envolvida na condição de ré, autora e inclusive dirimir conflitos trabalhistas;

  • Provocar, contestar e acompanhar os dissídios decorrentes dos contratos, convênios e demais instrumentos particulares, celebrados pela Empresa;

  • Participar com, pelo menos, um membro da comissão de licitação;

  • Acompanhar judicialmente as ações de cobrança dos imóveis financiados pela Companhia e desocupação de áreas;

  • Executar outras atividades correlatas às especificadas.


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Órgão:

DIRETORIA DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS

Sigla:

DIROPS 

 

Atribuições Principais:

 

  • Planejar, orientar, coordenar, controlar e supervisionar as atividades, estudos e projetos de engenharia e arquitetura de unidades habitacionais e comerciais, urbanismo e infraestrutura, equipamentos comunitários e obras públicas, visando efetivar a programação operacional da Companhia;

  • Promover os meios necessários para execução das licitações de obra, serviços técnicos e especificação e custos de materiais de construção de interesse da sociedade, através de Comissão de Licitação;

  • Planejar, orientar, coordenar, controlar e supervisionar as atividades de estudos, pesquisas e cadastramento da demanda habitacional na área de atuação da Companhia, gerando informações que possibilitem o planejamento e execução de programas de produção e comercialização de unidades habitacionais e comerciais, infraestrutura e equipamentos comunitários, em atendimento aos interesses e carência diagnosticadas na população de baixa renda, que permitam a elaboração das diretrizes e políticas que devem nortear a expansão da Companhia;

  • Coordenar, controlar e supervisionar as atividades de pesquisa e cadastramento, produzindo informações que possibilitem o planejamento para aquisição de áreas destinadas à implantação de conjuntos habitacionais, bem como a sua preservação;

  • Executar atividades concernentes a comercialização e administração dos créditos das unidades habitacionais e comerciais produzidas por esta Companhia;

  • Assinar com o Diretor Presidente ou com um procurador outorgado por este, termos de ocupação, contratos de promessa de compra e venda e de transferências, escrituras, instrumentos liberatórios de hipoteca e outros semelhantes, conforme alínea “j” do artigo 20 do Estatuto Social da Empresa;

  • Delegar, por ato próprio, as atribuições e poderes de sua área de responsabilidade aos seus subordinados em linha, objetivando atingir as metas estabelecidas para as áreas de Projeto e Habitação, em observância ao Estatuto Social, legislação em vigor e Regimento Interno;

  • Autorizar nos limites fixados pelo Conselho de Administração, compra de bens e serviços relativos a sua área de competência, conforme normas internas estabelecidas pela Diretoria Executiva, ouvida previamente a Diretoria Administrativa e Financeira, quanto a disponibilidade orçamentária e financeira.


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Órgão:

COORDENADORIA DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA

Sigla:

CAC

 

Atribuições Principais:

 

  • Planejar, organizar, coordenar, supervisionar, e avaliar a execução das atividades de emissão do faturamento e controle da arrecadação de créditos referentes às operações imobiliárias ativas, taxas e encargos complementares, bem como da cobrança aos mutuários inadimplentes, através de sindicâncias e estudos de caso;

  • Gerir e controlar a posição de arrecadação e cobrança referentes aos imóveis comercializados e respectivo saldo devedor, bem como a posição de arrecadação e cobrança dos empréstimos (FICAM HIPOTECAS e outras linhas de financiamento);

  • Gerir e controlar as atividades de cobrança, tanto na capital como no interior, no que se refere a distribuição de carnês, elaboração de cálculos de prestação em atrasos e campanhas de incentivos das prestações devidas à CEHOP;

  • Assessorar a Diretoria Administrativa e Financeira, nos assuntos pertinentes a  Arrecadação e Cobrança, fornecendo dados e relatórios elucidativos;

  • Coordenar as atividades de cobrança dos mutuários em atraso, através de sindicâncias e estudos de casos;

  • Fornecer os elementos necessários e elaborar a emissão de boletim trimestral a ser encaminhado à CEF;

  • Manter controle sobre quitação com FGTS de recursos próprios, abatimento de prestação com o FGTS, aquisição de imóveis financiados e não financiados com FGTS, providenciando junto a CEF a agilização dos documentos necessários;

  • Manter a Diretoria Financeira informada das operações de créditos ou débitos;

  • Manter o controle das baixas provindas dos Agentes Arrecadadores junto a Tesouraria da CEHOP;

  • Exercer o controle geral do F.C.V.S;

  • Elaborar o relatório contábil do fechamento mensal do balanço.

  • Exercer atribuições correlatas às especificadas;


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Órgão:

COORDENADORIA DE PROCESSOS

Sigla:

 

 


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Órgão:

GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO

Sigla:

GERMAN

 

 

Atribuições Principais:

 


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Órgão:

DIVISÃO DE PLANEJAMENTO

Sigla:

DIPLA

 

 

Atribuições Principais:

 

 


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Órgão:

DIVISÃO DE CADASTRAMENTO

Sigla:

 

 

 


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Órgão:

GERÊNCIA DE OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS

Sigla:

GEROPI

 

Atribuições Principais:

 

  • Planejar, organizar, coordenar, supervisionar e avaliar a execução das atividades relacionadas com os sistemas de comercialização e administração de créditos imobiliários;

  • Comercializar habitações produzidas pela CEHOP e administrar as respectivas relações contratuais ( transferência, permuta, renegociação, etc.);

  • Gerir a atividade de administração de créditos, implantando novos usuários no sistema, manutenção e atualização do cadastro imobiliário;

  • Controlar, cadastrar e arquivar os contratos do financiamento com os mutuários;

  • Administrar as atividades relacionadas com o seguro de empreendimentos e de mutuários da CEHOP.

  • Gerir as atividades de convocação e habilitação de candidatos aos Programas Habitacionais desenvolvidos pela CEHOP;

  • Instruir e promover processos relativos a alteração contratual e retomada de imóveis;

  • Quanto ao Arquivo Imobiliário:

    • Manter e administrar os arquivos de contratos e processos referentes as transações imobiliárias;

    • Prestar informações quanto ao registro e averbação de imóveis liberados definitivamente para os mutuários;

    • Informar sobre os processos relativos a transferência, permuta, quitação e execução por inadimplência.

  • Exercer outras atividades correlatas às especificadas.

 


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Órgão:

DIVISÃO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Sigla:

DIAP

 

Atribuições Principais:

 

  • Planejar, organizar, coordenar, supervisionar, executar e avaliar as atividades relacionadas com o atendimento ao público;

  • Orientar os interessados quanto a documentação necessária na comercialização dos imóveis;

  • Prestar informações e esclarecimentos ao público em geral quanto aos programas habitacionais da CEHOP;

  • Acionar os diversos órgãos técnicos e administrativos da CEHOP na solução de questões e problemas trazidos pelos mutuários;

  • Administrar e manter um serviço de informações aos mutuários;

  • Executar outras atividades de atendimento ao público.

 


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Órgão:

GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO E CUSTOS

Sigla:

GERPEC

 

Atribuições Principais:

 

  • Definir insumos que compõem a relação básica de insumos para fins de pesquisa do preço no mercado;

  • Pesquisar preço dos insumos e cálculo do índice de atualização de preço do banco de dados do sistema, por grupo ou família;

  • Acompanhar, desenvolver, suporte e avaliação de desempenho do sistema de especificações e composições de custos internamente na Gerência de Projetos e externamente entre os usuários prestadores de serviço;

  • Desenvolver novas especificações e composições de custos;

  • Estabelecer diretrizes para versões de atualização do sistema ORSE ou para novas versões;

  • Divulgar, através da internet, Homepage da CEHOP (cehop.se.gov.br) e estabelecimento de modificações ou atualizações quando necessário;

  • Treinar pessoal na utilização do sistema;

  • Manter arquivo de catálogos e produtos técnicos;

  • Coordenar o serviço de avaliações;

  • Atualizar o sistema de custos para incorporação de novos produtos e serviços com respectivas composições e especificações ;

  • Desenvolver e acompanhar cálculos de encargos sociais e BDI;

  • Executar outras atribuições correlatas às especificadas.

 


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Órgão:

GERÊNCIA DE PROJETOS

Sigla:

GEPRO

 

 

Atribuições Principais:

 

  • Manter atualizado o Sistema de Informações Gerenciais referente às atividades desenvolvidas no setor e dos projetos/serviços técnicos contratados;

  • Controlar os processos x responsável pela execução das tarefas;

  • Supervisionar o desenvolvimento das tarefas pelas DIAU e DIENG;

  • Efetuar a montagem de material técnico para elaboração de planos de trabalhos, visando a solicitação de financiamentos;

  • Prestar informações e esclarecimentos, quando da análise de planos de trabalhos/projetos pelos agentes financiadores, bem como acompanhar a análise e aprovação desses processos;

  • Articular-se com os órgãos responsáveis pela aprovação de projetos de arquitetura, de urbanismo e complementares de engenharia, no âmbito municipal, estadual e federal, visando a agilização da liberação dos mesmos;

  • Orientar e supervisionar a organização e manutenção do arquivo de contratos de projetos/serviços técnicos, para que o mesmo permaneça sempre atualizado;

  • Orientar e supervisionar a organização e manutenção do arquivo técnico de projetos, para que o mesmo permaneça sempre atualizado;

  • Providenciar a reprodução de documentos e de projetos para atender às solicitações;

  • Apoiar a Diretoria e a Assessoria de Planejamento no tocante às atividades referentes a programas de desenvolvimento, bem como, no planejamento da política habitacional do Estado;

  • Acompanhar a implementação e operacionalização dos programas especiais da empresa;

  • Interpretar e aplicar a legislação/normas específicas oriundas de órgãos afins, referentes aos programas especiais, bem como, articular-se com esses órgãos com a finalidade de fornecer dados para montagem e acompanhamento desses programas, objetivando a liberação de recursos;

  • Manter intercâmbio com a Gerência de Programas e Custos visando o aperfeiçoamento do Sistema ORSE, bem como, manter uma constante atualização tecnológica no que se refere a novos materiais, equipamentos e serviços;

  • Analisar estudos, planos, programas, projetos e obras da empresa, sob o ângulo de viabilidade, prioridade e aceitação dos mesmos;

  • Elaboração de Justificativas;

  • Realizar consulta/intercâmbio para atualização técnica;

  • Promover e coordenar a articulação com órgãos setoriais e segmentos da sociedade civil objetivando a formulação de instrumentos voltados ao desenvolvimento metropolitano, visando o aperfeiçoamento das atividades.

  • Promover a integração dos agentes envolvidos na execução das funções públicas de interesse comum, visando assegurar eficiência ao processo de desenvolvimento de projetos;

  • Atendimento interno e a clientes (contratados, prefeitos, deputados, estudantes, etc);

  • Assistir ao Diretor nas tarefas de programação e controle das atividades do setor;

  • Executar outras atribuições correlatas ou que lhes sejam atribuídas pela diretoria;

 


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Órgão:

DIVISÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Sigla:

DIAU

 

Atribuições Principais:

 

  • Acompanhamento e controle dos processos que entram na Divisão;

  • Desenvolver projetos arquitetônicos e urbanísticos, envolvendo a definição de especificações de materiais e as justificativas do programa adotado;

  • Vistoriar e selecionar terrenos para implantação de unidades de interesse da Empresa, elaborando relatórios conclusivos de viabilidade técnica;

  • Análise de propostas para contratação de projetos de arquitetura e de urbanismo;

  • Elaborar Instruções/Termos de Referência para contratação de projetos de arquitetura, urbanismo e topografia;

  • Acompanhamento e Análise dos projetos de arquitetura, de urbanismo e os serviços de topografia quando executados por terceiros;

  • Liberação de faturas de contratos de projetos/serviços técnicos;

  • Elaborar o plano de utilização de terrenos com a justificativa do partido urbanístico adotado;

  • Pesquisar e prover a incorporação de novos padrões tecnológicos adaptando-os aos projetos habitacionais e de obras públicas, objetivando ganhos de qualidade, custo e adequação ao uso;

  • Articular-se com os órgãos responsáveis pela aprovação de projetos de arquitetura e de urbanismo, no âmbito Municipal, Estadual e Federal visando à liberação dos mesmos pelas instâncias competentes;

  • Coordenar as atividades de registro, catalogação, referência, conservação e controle de utilização do acervo técnico e cartográfico da Empresa;

  • Manter intercâmbio com entidades de estudos e pesquisas na área de construção civil, para troca de experiências e informações, visando o aperfeiçoamento de projetos no que tange aos aspectos socioeconômicos e financeiros;

  • Organizar a sistemática de arquivamento dos originais em vegetal em mapotecas específicas;

  • Providenciar a reprodução dos projetos arquivados para atender às solicitações;

  • providenciar a reprodução dos projetos arquivados para atender às solicitações;

  • Elaborar Fichas Técnicas de projetos de arquitetura e urbanismo de memoriais descritivos;

  • Elaborar memoriais descritivos de áreas e de projetos;

  • Elaborar confrontações de terrenos;

  • Executar outras atividades correlatas ou que lhes sejam atribuídas pelo gerente da área;

 


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Órgão:

DIVISÃO DE ENGENHARIA

Sigla:

DIENG

 

Atribuições Principais:

 

  • Acompanhar e controlar os processos que entram na Divisão;

  • Visitar terrenos e/ou edificações para fins de construção, reforma, ampliação;

  • Vistoriar edificações para emissão de pareceres técnicos;

  • Elaborar de orçamentos e especificações;

  • Emitir pedido de termo de convênio com respectivo plano de aplicação para contratação de projetos, serviços técnicos e obras;

  • Elaborar espelhos de Licitação;

  • Arrumar/elaborar material técnico para licitação;

  • Elaborar Dispensa de Licitação;

  • Disponibilizar  material técnico de Licitações e Dispensas de Licitação para o SISAP;

  • Acompanhar contratos de projetos ou serviços de engenharia consultiva (acompanhamento, análise de projetos, especificação, orçamento, relatórios, etc.);

  • Liberar faturas de contratos de projetos/serviços técnicos;

  • Analisar propostas para contratação de projetos e/ou serviços de engenharia consultiva;

  • Elaborar Instruções/Termos de Referência para contratação de projetos e/ou serviços técnicos;

  • Analisar propostas de preços de Licitações com Parecer para o SISAP;

  • Cadastrar e atualizar orçamentos no Sistema ORSE;

  • Elaborar fichas técnicas de obras e projetos;

  • Elaborar relatórios com fotografias digitais;

  • Emitir ordem de serviço, ordem de paralisação, etc… para contratos de projetos e/ou serviços de engenharia consultiva;

  • Elaborar projetos executivos de engenharia de empreendimentos habitacionais populares e de obras públicas a cargo da Empresa, quando não contratado com terceiros;

  • Acompanhar e analisar projetos executivos de engenharia quando elaborado por terceiros, atestando, quando for o caso, a execução das suas tarefas;

  • Acompanhar por solicitação da Diretoria Técnica a execução de serviços, visando o controle das alterações e correções de possíveis desvios de projetos;

  • Vistoriar e controlar invasores nas áreas remanescentes de conjuntos da Empresa;

  • Executar outras atividades correlatas ou que sejam lhes atribuídas pelo gerente da área.


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Órgão:

DIRETORIA TÉCNICA

Sigla:

DIRTEC

 

Atribuições Principais:

 

  • Executar por administração direta ou indireta, obras civis de terraplanagem, infraestrutura, urbanização, construção, equipamentos sociais e empreendimentos  habitacionais;

  • Fiscalizar a execução de obras civis e de infraestrutura a cargo da Empresa, quando contratadas com terceiros, atestando, quando for o caso, a execução de suas diversas etapas;

  • Prestar serviços de fiscalização e execução de obras mediante convênio para outros órgãos e entidades da administração pública Federal, Estadual ou Municipal, quando solicitado;

  • Registrar, sistematicamente , o desempenho de empreiteiras e prestadores de serviços emitindo, quando cabível, a declaração de sua idoneidade;

  • Solicitar aos responsáveis pela execução das obras, no caso das obras por administração indireta, as providências cabíveis decorrentes das inspeções, verificações e medições realizadas;

  • Efetuar medições e emitir pareceres, atestados e laudos de acompanhamento técnico sobre a execução de obras, informando aos setores responsáveis, quando for o caso, a ocorrência de sinistros, incidentes ou irregularidade;

  • Prestar apoio às licitações para contratação de obras, efetuando análises e conferência das planilhas e cronogramas físico-financeiro;

  • Supervisionar o andamento das obras, a medição e cronogramas de pagamentos para autorização e liberação de faturas;

  • Atestar a conclusão de obras e serviços administrados direta ou indiretamente pela Empresa;

  • Executar outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

COORDENADORIA DE PROCESSOS

Sigla:

 

 


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Órgão:

GERÊNCIA DE INFRAESTRUTURA

Sigla:

GERINF

 

Atribuições Principais:

 

  • Executar obras de urbanização, infraestrutura e outros serviços de engenharia , de acordo com os projetos e respectivos cronogramas físico-financeiros aprovados e definidos pelo Diretor Técnico;

  • Fiscalizar a execução de obras de urbanização e infraestrutura e outros serviços de engenharia, prestados por terceiros e definidos pelo Diretor Técnico;

  • Executar os serviços de medição física das obras realizadas, diligenciando para que o cronograma físico-financeiro seja rigorosamente cumprido;

  • Executar ou acompanhar o controle tecnológico e de resistência de materiais, feito por terceiros, prestadores de serviços ou por órgãos oficiais;

  • Solicitar à Diretoria de Operações e Serviços, a adequação de projetos, dos respectivos memoriais descritivos ou orçamento para serviços aditados quando se verificar a existência de problemas para implantação da obra;

  • Elaborar ou coordenar a elaboração de pareceres técnicos;

  • Elaborar relatórios gerenciais, estatísticos e específicos, dentro dos prazos e periodicidade recomendada;

  • Controlar a qualidade dos materiais e serviços empregados nas obras de urbanização, infraestrutura e outros serviços de engenharia;

  • Emitir ordens de início de obras juntamente com o Diretor da Área;

  • Executar os serviços de medição financeira das obras realizadas, diligenciando para que o cronograma físico-financeiro seja rigorosamente cumprido;

  • Coordenar as providências necessárias para a aprovação de obras realizadas para liberação das respectivas parcelas de financiamento e de faturas previstas no cronograma físico-financeiro;

  • Elaborar relatórios gerenciais, estatísticos e específicos, dentro dos prazos e periodicidade recomendada.

  • Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

GERÊNCIA DE OBRAS CIVIS

Sigla:

GEROC

 

Atribuições Principais:

 

  • Executar obras de edificação e outros serviços de engenharia, de acordo com os projetos e respectivos cronogramas físico-financeiros aprovados e definidos pelo Diretor Técnico;

  • Fiscalizar a execução de obras de edificações e outros serviços de engenharia, prestados por terceiros e definidos pelo Diretor Técnico;

  • Executar os serviços de medição física das obras realizadas, diligenciando para que o cronograma físico-financeiro seja rigorosamente cumprido;

  • Executar ou acompanhar o controle tecnológico e de resistência de materiais, feito por terceiros, prestadores de serviços ou por órgãos oficiais;

  • Solicitar à Diretoria de Operações e Serviços, a adequação de projetos, dos respectivos memoriais descritivos ou orçamentos para serviços aditados, quando se verificar a existência de problemas para implantação da obra;

  • Elaborar ou coordenar a elaboração de pareceres técnicos;

  • Elaborar relatórios gerenciais, estatísticos e específicos, dentro dos prazos e periodicidade recomendada;

  • Controlar a qualidade dos materiais e serviços empregados nas obras de edificação e outros serviços de engenharia;

  • Emitir ordens de início de obras para aprovação superior, quando da contratação dos serviços de terceiros estiver concluída e regular;

  • Executar os serviços de medição financeira das obras realizadas, diligenciando para que o cronograma físico-financeiro seja rigorosamente cumprido;

  • Coordenar as providências necessárias para a aprovação de obras realizadas para liberação das respectivas parcelas de financiamento e de faturas, previstas no cronograma físico-financeiro.

  • Elaborar relatórios gerenciais, estatísticos e específicos, dentro dos prazos e periodicidade recomendada.

  • Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Sigla:

DIRAF  

 

Atribuições Principais:

 

  • Coordenar todas as funções inerentes à área administrativa e financeira da Empresa;

  • Programar e gerir as disponibilidades financeiras e gerir o sistema de apropriação contábil, zelando para que as contas e os seus saldos representem transparência e veracidade econômico-financeira nos seus demonstrativos;

  • Administrar os Recursos Humanos da Empresa, visando o desenvolvimento e adequação permanente aos objetivos institucionais da Empresa;

  • Assegurar o apoio e suporte administrativo necessário ao funcionamento de todas as unidades da Empresa;

  • Gerenciar o patrimônio físico, os serviços de transportes, os serviços de comunicação e atendimento ao público da Empresa;

  • Coordenar e zelar pela execução das atividades de aquisição, estocagem, distribuição e controle de materiais;

  • Responsabilizar-se pelo cumprimento das normas relativas ao controle do patrimônio mobiliário;

  • Promover a elaboração e implantação de planos, programas e projetos para otimização das atividades da Diretoria;

  • Supervisionar as atividades de manutenção da sede da Empresa e administrar , direta ou indiretamente através de terceiros, os serviços de limpeza e vigilância das instalações e dependências da Empresa;

  • Firmar em conjunto com o Diretor Presidente os documentos que criem responsabilidade para a Empresa e os que exonerem terceiros para com ela;

  • Subsidiar a Comissão Permanente de Licitação nos processos licitatórios para aquisição de bens e serviços;

  • Administrar os serviços de protocolo e o Arquivo Geral da Empresa;

  • Promover ações visando a segurança e higiene do trabalho dos Recursos Humanos da Empresa;

  • Administrar o serviço social e benefícios para os empregados ;

  • Exercer o controle permanente do plano de cargos e carreiras da Empresa.


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Órgão:

COORDENADORIA DE PROCESSOS

Sigla:

 

 


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Órgão:

GERÊNCIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS

Sigla:

GERCOF  

 

Atribuições Principais:

 

  • Controlar e executar as atividades relativas a administração de recursos, contas a pagar, contas a receber, contratos, convênios, adiantamentos e pagamentos;

  • Controlar o fluxo de recursos de qualquer origem, destinado à Companhia;

  • Registrar e manter controle sobre as rubricas orçamentárias, por centro de custo;

  • Controlar e habilitar os adiantamentos a empregados para despesas de viagens e Fundo Rotativo;

  • Coordenar e supervisionar as atividades de programação e controle financeiro interno, bem como gerenciar os cronogramas financeiros de desembolsos;

  • Executar toda a movimentação financeira, aplicação de saldos disponíveis, controle de extratos e guarda de valores;

  • Elaborar previsões financeiras e orçamentárias, com a necessária indicação do quadro de fontes e recursos;

  • Assessorar a Diretoria Executiva na análise e soluções de assuntos relacionados a  sua  área  de  atuação;

  • Realizar todos os registros contábeis da Empresa, de acordo com o plano de contas;

  • Organizar os elementos necessários à prestação de contas;

  • Manter a Diretoria Administrativa e Financeira sempre informada, através de relatórios e quadros específicos das atividades da Gerência;

  • Observar e controlar os prazos de prestação de contas e a constituição do processo em cumprimento às Instruções Normativas inerentes a origem dos recursos (Federal, Estadual e Municipal);

  • Cumprir as determinações e normas internas quando o processo de pagamento for originário da utilização de recursos próprios;

  • Executar outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

DIVISÃO FINANCEIRA

Sigla:

DIFI

 

Atribuições Principais:

 

  • Receber os documentos comprobatórios das despesas;

  • manter atualizado o controle orçamentário e financeiro da Empresa;

  • Acompanhar e controlar mediante registros analíticos a execução financeira dos convênios e contratos celebrados com entidades públicas e privadas;

  • Elaborar os relatórios financeiros exigidos pelos órgãos financiadores e preparar prestações de contas dos recursos recebidos;

  • Manter mediante registros analíticos, controle dos compromissos assumidos com fornecedores de serviços a serem pagos com recursos próprios;

  • Fornecer dados para elaboração de programações financeiras;

  • Elaborar pedidos de adiantamento e de desembolso junto aos órgãos financiadores, consoante prazos, cronogramas e procedimentos estabelecidos;

  • Controlar os prazos de prestação de contas de contratos referentes a convênios, financiamentos e pagamentos;

  • Acompanhar o ordenamento e a constituição do processo financeiro;

  • Executar outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

DIVISÃO DE CONTABILIDADE

Sigla:

DICON

 

Atribuições Principais:

 

  • Coordenar, orientar, executar e controlar as atividades de contabilidade da Empresa;

  • Elaborar e analisar balancetes, balanços e outros demonstrativos contábeis;

  • Cumprir e fazer cumprir o Plano de Contas da Empresa;

  • Acompanhar as atividades de auditorias externas, Tribunal de Contas e responsabilizar-se pelas respostas e eventuais diligências;

  • Gerenciar a conciliação dos saldos bancários;

  • Responsabilizar-se pelas declarações anuais e periódicas que envolvam o fisco;

  • Manter registros contábeis de convênios, contratos e outros documentos que envolvam responsabilidade financeira da Empresa, bem como acompanhar sua execução;

  • Organizar e manter registro prévio dos comprometimentos de dispêndio, segundo as dotações orçamentarias estabelecidas e informar a insuficiência de recursos orçamentários para atender o comprometimento do dispêndio;

  • Coordenar e executar as atividades de classificação e registro dos atos e fatos da Companhia;

  • Selecionar, classificar, numerar e registrar, através do sistema de computação, todos os lançamentos contábeis;

  • Conferir com a Diretoria de Operações e Serviços, a receita imobiliária a qualquer título;

  • Manter relatório das posições das contas da Companhia;

  • Apurar custos, receitas e margem de contribuição da Companhia;

  • organizar e manter arquivo de documentação contábil, obedecendo a um sistema de classificação, que facilite a utilização imediata para informações ou verificações de Auditorias;

  • Analisar e emitir parecer sobre os relatórios contábeis;

  • Elaborar os demonstrativos contábeis, recomendados pelos órgãos financiadores e de interesse da Companhia;

  • Executar outras atividades correlatas às especificadas.


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Órgão:

DIVISÃO DE TESOURARIA

Sigla:

DITE

 

Atribuições Principais:

 

  • Preparar, executar e controlar os processos de pagamento, emissão de cheque, borderô e ordens de pagamentos;

  • Controlar toda a movimentação financeira, saldos disponíveis, extratos;

  • Providenciar a abertura de contas bancárias, mediante autorização do Diretor Administrativo e Financeiro e controlar o saldo mediante registros analíticos;

  • Manter atualizado a documentação de firmas e fornecedores, para agilizar os procedimentos de pagamento;

  • Efetuar todos os pagamentos internos e externos da Empresa, observando os prazos estabelecidos nas programações financeiras e nos demais documentos;

  • Atualizar diariamente o sistema de contas a pagar e contas a receber informando a movimentação de fundos e posição de disponibilidades;

  • Executar outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

DIVISÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Sigla:

DIPREC

 

Atribuições Principais:

 

  • Agrupar os elementos necessários a constituição do processo final de prestação de contas a ser encaminhado aos órgãos competentes;

  • Elaborar os relatórios exigidos pelos órgãos financiadores e preparar prestações de contas dos recursos recebidos;

  • Controlar os prazos de prestação de contas de contratos referentes a convênios, financiamentos e pagamentos;

  • Manter o Departamento Econômico Financeiro e a Auditoria Interna sempre informados da conclusão de todas as prestações de contas e suas respectivas datas de encaminhamento para os órgãos competentes;

  • Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

Sigla:

GERHU

 

Atribuições Principais:

 

  • Promover o planejamento e a  execução de programas de desenvolvimento e capacitação de pessoal, planejando e executando a política de Recursos Humanos da Empresa;

  • Coordenar e supervisionar as atividades na área de Pessoal, assegurando o cumprimento de todos os preceitos legais de natureza administrativa e trabalhista;

  • Desenvolver atividades relativas a manutenção do cadastro de pessoal, elaboração de folha de pagamento, encargos sociais e consignações;

  • Administrar o plano de cargos e salários;

  • Manter-se atualizado quanto às normas da legislação de pessoal, promovendo a sua aplicação;

  • Responsabilizar-se pelo processo de recrutamento e seleção de pessoal;

  • Orientar e acompanhar os expedientes de admissão e demissão de empregados;

  • Promover a formação de cultura organizacional baseada nos valores da proatividade, cooperação, qualidade no trabalho;

  • Administrar os benefícios autorizados e acompanhar a sua concessão;

  • Apoiar os empregados quanto a adaptação em situações de mudanças na vida pessoal e profissional, que afetem seu desempenho tais como, doença, falecimento de familiares, aposentadoria, remanejamento, etc;

  • Coordenar o processo de contratação de estagiários, mão de obra temporária, prestadores de serviço  e  instrutores de treinamento para atender necessidades da Empresa;

  • Representar a Empresa na qualidade de preposto junto ao Ministério de Trabalho e nas reclamações trabalhistas;

  • Cumprir rotinas de informações ao Tribunal de Contas à respeito dos Recursos Humanos da Empresa;

  • Coordenar e orientar a elaboração de cálculos referentes aos encargos sociais, bem como providenciar o seu recolhimento dentro dos prazos legais e regulamentares;

  • Planejar e coordenar as atividades das unidades subordinadas;

  • Subsidiar os demais órgãos da Empresa nos assuntos concernentes a Recursos Humanos;

  • Executar outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

DIVISÃO DE REGISTRO E PAGAMENTO

Sigla:

DIRP

 

Atribuições Principais:

 

  • Assegurar o cumprimento das normas legais e administrativas aplicáveis a frequência e remuneração dos empregados;

  • Executar os controles operacionais da folha de pagamento;

  • Administrar a movimentação e integração dos empregados possibilitando a adequação do quadro funcional;

  • Executar e acompanhar a política de Recursos Humanos referentes a cargos e salários, admissão, contratação, promoção, punição e dispensa;

  • Manter atualizado o sistema de informações cadastrais de pessoal;

  • Cumprir os compromissos da Empresa referente a encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento;

  • Subsidiar decisão sobre assuntos salariais e práticas correlatas;

  • Anotar e controlar períodos de férias, licenças e demais afastamentos dos servidores;

  • Manter atualizada a legislação e normas de administração de pessoal para atendimento dos exames de processos trabalhistas;

  • Exercer controle do plano de cargos e carreiras da Companhia;

  • Manter atualizado informações sobre lotação, cargos e funções gratificadas;

  • Fornecer certidões, declarações e atestado relativo a pessoal para fins atualizados;

  • Instruir os expedientes relacionados com direitos e vantagens, deveres, concessão e revisão de aposentadorias, proventos e inquéritos administrativos;

  • Coletar e arquivar legislação e jurisprudência pertinentes a pessoal;

  • fornecer dados de pessoal para elaboração da proposta orçamentaria;

  • Emitir carteira de Identidade Funcional.

  • Executar outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PESSOAL

Sigla:

DIDAP

 

Atribuições Principais :

  •  Quanto à Assistência Social:

    • Coordenar e controlar os benefícios concedidos pela Companhia;

    • Realizar exames pré-admissionais periódicos e especiais dos empregados;

    • Analisar problemas e causas do absenteísmo do empregado, propondo medidas preventivas;

    • Assistir aos funcionários e seus dependentes, bem como promover o acompanhamento social quando necessário;

    • Realizar pesquisa nas áreas de saúde, educação, cultura e lazer, visando aprimorar os serviços prestados aos empregados da Companhia;

    • Acompanhar junto as escolas, os benefícios, auxílio creche, salário educação e bolsa de estudo, visando a utilização correta pelos beneficiários;

    • Implementar programas e projetos de caráter social em parceria com os gerentes das diversas áreas da Empresa;

    • Organizar e manter sistema de registro e informações que permitam subsidiar as decisões dos gestores;

    • Prestar informações atualizadas aos gerentes e funcionários para atender as demandas de resolução imediata;

    • Estimular a participação do corpo funcional da Empresa nos projetos do Serviço  Social;

    • Formar parceiros externos para assegurar a implementação de programas de interesse da Empresa;

  • Quanto à Medicina e Segurança do Trabalho:

    • Inspecionar e avaliar as condições de segurança do trabalho em todas as unidades da  Empresa propondo medidas aconselháveis para prevenção de acidentes do trabalho;

    • Orientar quanto a observância de normas de segurança;

    • Determinar medida de caráter imediato quando constatado risco eminente;

    • Indicar os equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual além de especificar e supervisionar a aquisição, manutenção e aplicação dos mesmos;

    • Estabelecer medidas para o pronto atendimento de acidentados e promover treinamento de primeiros socorros dentro da Empresa;

    • Fazer levantamento de doenças profissionais.

  • Exercer outras atribuições correlatas.


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Órgão:

GERÊNCIA ADMINISTRATIVA

Sigla:

GERAD

 

Atribuições Principais:

 

  • Programar, coordenar e controlar as atividades referentes à administração de material, patrimônio, transporte, vigilância, protocolo, arquivo, conservação, telefonia, limpeza e zeladoria;

  • Estabelecer programação de compras e serviços e coordenar a solicitação de processo licitatório referente aos assuntos da área;

  • Orientar e estabelecer critérios para fixação e manutenção dos níveis de estoque de materiais e de equipamentos, objetivando sistematizar o processo de suprimento de material da companhia, bem como calendário para requisição e distribuição;

  • Utilizar recursos estabelecidos pela companhia visando a aquisição de pequenas compras e de acordo com a legislação em vigor;

  • Coordenar as atividades de recebimento, registro e expedição de documentos objetivando a tramitação correta dos documentos nas diversas áreas;

  • Administrar e controlar os serviços de recepção, portaria, copa e limpeza no âmbito da empresa;

  • Coordenar o cadastramento físico-financeiro dos bens móveis e utensílios da empresa, visando o controle de sua movimentação interna, bem como o tombamento e alienação desses bens;

  • Apoiar e controlar a utilização do auditório oferecendo o suporte necessário para a realização de eventos;

  • Acompanhar e criar as condições para manter o Arquivo Geral organizado;

  • Manter organizados os controles de despesas com materiais e serviços inerentes ao departamento, visando a apropriação de custos e respaldar a elaboração do Orçamento Empresarial;

  • Manter a diretoria sempre informada, através de relatórios e demonstrativos específicos sobre as atividades do departamento;

  • Assessorar a Diretoria Executiva na análise e soluções de assuntos relacionados a sua área de atuação.


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Órgão:

DIVISÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO

Sigla:

DIMP

 

Atribuições Principais:

 

  • Organizar e manter atualizado o cadastro e promover a incorporação de bens patrimoniais;

  • Controlar e fiscalizar o cumprimento das normas sobre guarda e a conservação dos bens patrimoniais e propor apuração de responsabilidade na ocorrência de qualquer irregularidade;

  • Manter atualizada a relação dos responsáveis por bens patrimoniais, expedindo termos de responsabilidade;

  • Inventariar os bens patrimoniais e de consumo;

  • Promover o seguro de bens patrimoniais;

  • Controlar os pedidos de material permanente;

  • Promover programas de recuperação e redistribuição de material permanente;

  • organizar e manter atualizado o registro cadastral de fornecedores;

  • fornecer às diversas unidades os elementos necessários para a especificação de materiais e serviços e elaboração de editais;

  • Elaborar demonstrativo dos materiais adquiridos e dos serviços contratados;

  • Organizar e manter atualizado o registro de materiais em estoque, observando a categoria e o grupo;

  • Fornecer o material regularmente requisitado;

  • Zelar para que os materiais existentes em estoque estejam armazenados de forma adequada e em local apropriado e seguro;

  • Atestar o recebimento de materiais em nota fiscal, fatura ou documento equivalente;

  • Controlar o prazo de entrega dos materiais à vista da ordem de fornecimento ou documentos equivalentes;

  • Administrar e controlar os contratos referentes à manutenção de máquinas e equipamentos;

  • Executar outras atividades correlatas.


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Órgão:

DIVISÃO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

Sigla:

DISA

 

Atribuições Principais:

  • Quanto aos serviços de Transporte:

    • Coordenar e controlar a execução das atividades de transporte;

    • Manter registros da movimentação e utilização das viaturas, utilizando planilhas apropriadas  de controle de roteiros e usuários;

    • Supervisionar o controle do consumo mensal de combustível e lubrificantes das viaturas, encaminhando os respectivos comprovantes à Gerência da área;

    • Manter e controlar o cadastro de motoristas  verificando periodicamente a revalidação  das carteiras de habilitação;

    • Vistoriar periodicamente as viaturas, emitindo parecer com vistas à melhor utilização, manutenção, conservação e recuperação das mesmas;

    • Acompanhar a evolução tecnológica e realizar as adaptações em equipamentos e veículos, afim de obter os padrões de segurança e desempenho;

    • Efetuar e analisar escalas de serviços de transporte;

    • Administrar mediante escalas de serviços regulares de transportes realizados por terceiros mediante contrato;

    • Manter cadastro de oficinas e solicitar orçamento de serviços quando se fizer necessário.

  • Quanto aos serviços de Vigilância:

    • Manter permanente serviço de vigilância nos locais de acesso da Companhia, bem como, nos portões de entrada e saída de veículos;

    • Distribuir e fiscalizar as instruções que regulem o uso do estacionamento interno, entrada e saída de veículo, saída de materiais/equipamentos;

    • Elaborar e/ou analisar escalas de serviços dos vigilantes, mantendo controle das horas extras, adicionais noturnos, férias ou licenças, compatibilizando-a com o efetivo de pessoal existente.

  • Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

 DIVISÃO DE SERVIÇOS GERAIS

Sigla:

DISEG

 

Atribuições Principais:

 

  • Quanto aos serviços da Recepção e Telefonia:

    • Prestar atendimento ao público em geral, esclarecendo sobre as atividades da Empresa, encaminhando-o às unidades competentes, orientando quanto a sua movimentação no âmbito interno da Empresa;

    • Manter atualizado e em local apropriado a relação com as siglas das unidades e identificação das salas, inclusive o horário ao público;

    • Controlar a operação dos serviços de telefonia.

  • Quanto aos serviços de Apoio, Reprografia, Manutenção, Limpeza e Conservação:

    • Realizar os serviços de manutenção, conservação e limpeza das dependências da Empresa;

    • Promover o reparo de aparelhos, máquinas, móveis, condicionadores de ar, outros bens móveis, instalações hidráulicas e elétricas, pintura ou a sua adjudicação a terceiros;

    • Efetuar a manutenção e conservação de jardins a pátios internos da Empresa;

    • Recomendar medidas que visem melhorar, quer o funcionamento, quer o aspecto interno e externo dos imóveis;

    • Controlar a execução das atividades de copa;

    • Administrar e controlar os contratos referentes à prestação de serviços de terceiros;

    • Prover as unidades administradoras de condições ideais de higiene;

    • Coordenar e executar os serviços de reprografia;M

    • Manter levantamentos estatísticos do volume de cópias;

    • Efetuar levantamentos de necessidades de material para atender os serviços de reprografia.

  • Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.


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Órgão:

DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO

Sigla:

DIDA

 

Atribuições Principais:

 

  • Quanto aos serviços de Arquivo e Documentação:

    • Relacionar, classificar e ordenar documentos a serem arquivados;

    • Controlar o arquivamento e desarquivamento de processos e documentos quando requisitados pelas unidades;

    • Promover a conservação, higienização, desinfecção e restauração dos documentos e processos;

    • Elaborar tabelas de temporalidade dos documentos;

    • Executar ou fiscalizar o descarte de documentos para processamento eletrônico de imagens e fiscalizar sua posterior destruição;

    • Conservar relações dos documentos arquivados;

    • Dar vista, em recinto próprio, sob fiscalização, de papéis e processos e documentos arquivados, mediante autorização do responsável;

    • Manter o controle sobre empréstimo e a devolução de documentos e processos;

    • Executar outras tarefas correlatas.

  • Quanto aos serviços de Protocolo:

    • Receber, registrar, classificar, protocolar, distribuir e expedir, fazendo tramitar, processo e documentos no âmbito interno e externo;

    • Prestar informações às unidades e partes interessadas sobre o andamento dos documentos protocolados e processos registrados;

    • Receber e encaminhar aos setores competentes, revistas e publicações técnicas e em geral de interesse da Empresa;

    • Responsabilizar-se pelo bom funcionamento do Sistema de Protocolo, orientando os usuários e adotando as providências cabíveis para que não ocorram problemas na tramitação dos documentos.

  • Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.

 

 

SIGLAS

UNIDADE

SIGLA

PRESIDÊNCIA PRESI
Gabinete da Presidência GAB
Assessoria de Planejamento ASPLAN
Assessoria de Informática ASINF
Assessoria Técnica ASTEC
Assessoria de Comunicação ASCOM
Assessoria Jurídica ASJUR
Comissão Permanente de Licitação CPL
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA
DIRETORIA DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS DIROPS
Coordenadoria de Arrecadação e Cobrança CAC
Coordenadoria de Processos CP
Gerência de Manutenção GERMAN
Divisão de Planejamento DIPLA
Divisão de Cadastramento DICAD
Gerência de Programação e Custos GERPEC
Gerência de Projetos GERPRO
Divisão de Arquitetura e Urbanismo DIAU
Divisão de Engenharia DIENG
DIRETORIA TÉCNICA DIRTEC
Coordenadoria de Processo CP
Gerência de Infraestrutura GERINF
Gerência de Obras Civis GEROC
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DIRAF
Coordenadoria de Processos CP
Gerência de Contabilidade e Finanças GERCOF
Divisão Financeira DIFIN
Divisão de Contabilidade DICON
Divisão de Tesouraria DITE
Divisão de Prestação de Contas DIPREC
Gerência de Recursos Humanos GERHU
Divisão de Registro e Pagamento DIRP
Divisão de Desenvolvimento e Acompanhamento de Pessoal DIDAP
Gerência Administrativa GERAD
Divisão de Material e Patrimônio DIMP
Divisão de Suporte Administrativo DISA
Divisão de Serviços Gerais DISEG
Divisão de Documentação e Arquivo DIDA

Publicado em 12/09/2018 às 8h24min

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