Estrutura espacial do telhado do Centro de Convenções começa a ser montada

postado em: Notícias | 0

Uma vez concluído, o CCS passará de mais de 10 mil m² para 16.374,68m² de área construída e capacidade para 6.500 pessoas

 

Nas obras de reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe (CCS) os trabalhadores montam a estrutura que vai receber o telhado. São mais de nove toneladas de alumínio que vão dar cara nova ao maior espaço de eventos do estado. Executada pelo governo de Sergipe, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), a intervenção recebe R$ 25.832.887,76 em recursos do Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e contribuirá para o fortalecimento da economia local, uma vez que o espaço de convenções se tornará um dos mais modernos do país, ampliando no Estado o turismo de negócios.   

 

De acordo com o engenheiro civil, Fernando Faro, atualmente a obra possui diversas frentes de trabalho. “Estamos com um efetivo de 57 profissionais se revezando na montagem do pórtico de entrada e da estrutura espacial da ampliação, na finalização do revestimento cerâmico da casa de lixo, dos banheiros e, ainda, no reboco do teto do estacionamento. Também iniciamos a aplicação de divisórias de granito no banheiro e estamos concluindo os serviços na tubulação das instalações elétricas e da rede de incêndio e a raspagem da pintura antiga na parte interna”, explica.

 

O engenheiro acrescenta que a ampliação apresenta algumas peculiaridades.  “Executamos um reforço estrutural nos pilares e reforço nas sapatas para suportar a nova carga, uma vez que a cobertura espacial — que será içada por guindastes na semana que vem — terá formato de tela sanduíche, que corresponde a uma camada de alumínio, uma de isolamento acústico em espuma de poliuretano no meio e outra camada de alumínio, o que possibilitará revestimento acústico em todos os ambientes. Também por exigência do Corpo de Bombeiros construímos uma parede corta fogo, que irá separar a edificação do estacionamento, garantindo ainda mais a segurança dos frequentadores”, revela 

 

A ampliação

 

Atualmente, o CCS ocupa uma área de 10.124,99m², uma vez ampliado, terá 16.374,68 de área construída em um terreno de 23.287,04m². A capacidade de assentos aumentará em 241%, já que das 572 existentes nos três auditórios, o número passará para 2.291 por conta dos outros nove que serão construídos, todos eles com paredes removíveis. Também serão disponibilizadas 196 vagas de estacionamento, sendo 130 cobertas. 

 

O direito a acessibilidade será assegurado com plataformas de acessibilidade (elevador especial), rampas, escada rolante, piso tátil, banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, além das vagas específicas em todos os auditórios e nos estacionamentos. Dentro dos serviços que estão sendo executados, também serão inseridos sistema completo de climatização, tratamento acústico, sonorização, de combate a incêndio e de proteção de descargas atmosféricas (SPDA), além da construção de cantina, bar, depósito, estando o espaço ao final da reforma com capacidade para receber 6.500 pessoas somando os auditórios e a área de exposição.

 

De acordo com o diretor técnico da Cehop, Howard Alves Lima, essa fase da obra começou em junho do ano passado, depois que a empresa que ganhou a segunda licitação iniciou os trabalhos. “No primeiro contrato, a empresa pediu um destrato. Depois disso foi feita uma nova licitação e empresa ganhadora recebeu a obra em janeiro de 2018 e começou efetivamente em junho.  As obras estão andando em tempo normal e poderíamos estar em um ritmo mais acelerado se não houvesse algumas demandas para tratar com a Controladoria Geral da União, CGU. Mas se tudo ocorrer como o planejado, em outubro deste ano nós entregaremos o centro de convenções”, explicou o diretor. 

 

Visitas

 

Em visita à obra, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, mostrou-se satisfeito com o que viu. “Aceitamos o convite da Secretaria de Turismo para esta visita e tivemos a oportunidade de perceber de perto que as obras estão a todo vapor. Nossa torcida é que logo esteja pronto para trazermos mais eventos para Sergipe. Ficamos satisfeitos com a ação, pois foi algo super positivo”, declarou.

 

Acompanhando os representantes do trade turístico, o secretário de Estado do Turismo, Manelito Franco Neto, ressaltou a importância desse conjunto de obras e, também, de manter a transparência com os agentes que compõem a cadeia turística de Sergipe. “Hoje, atendemos mais um pleito do Trade Turístico, já que eles tinham o interesse de acompanhar o andamento das obras do Centro de Convenções e a oportunidade chegou. Durante a visita, foi apresentado o projeto da intervenção e, inclusive, a estrutura espacial que agrega a parte do telhado. A parceria com os agentes da entidade é fundamental para o fortalecimento dos trabalhos atrelados ao segmento”, pontuou.

Atualizado há