Governo realiza palestra sobre novas tecnologias de pavimentação

postado em: Notícias | 0

Método mecanicista utilizado em outros países prevê durabilidade de estradas em no mínimo 15 ano

Visando capacitar os profissionais de engenharia civil e arquitetura de alguns dos seus órgãos, o Governo de Sergipe por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), realizou uma palestra sobre novos métodos de pavimentação.

Proferida pelo Professor Dr. em Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fernando Silva Albuquerque, a palestra ‘Método Mecanicista para projeto de pavimentação: impacto na cadeia produtiva’, foi apresentada a engenheiros civis, arquitetos, projetistas, orçamentistas e técnicos em edificações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) e da Cehop, que tiveram a oportunidade de conhecer esse tipo de procedimento bastante utilizado no exterior, mais executado timidamente no Brasil.

Segundo Fernando Silva Albuquerque, o conceito apresentado durante a palestra se adéqua à atual realidade. “O tráfego de hoje nas rodovias é completamente diferente do de 20, 30 anos atrás, e, faz-se necessário que a vida útil das pavimentações sejam prolongadas, pois, normalmente o tempo de duração das estradas brasileiras é de no máximo 10 anos,  prazo este não compatível com a quantidade e deslocamento de veículos que trafegam por elas”, explica.

O Professor Dr. acrescenta que a implantação do método possui diversas condicionantes. “Apesar de causar um impacto na cadeia produtiva, uma vez que a adoção do método mecanicista afeta os custos dos serviços aplicados, já que o valor da obra dependerá do prazo de durabilidade projetada por seus contratantes. Por outro lado, os gastos com manutenção e recuperação serão diminuídos, tendo em vista a eficiência desse tipo de serviço, cujo tempo mínimo de durabilidade é de 15 anos e o máximo de 35, e que é muito utilizado nos Estados Unidos”, detalha.

Aprimoramento  

Para a técnica em edificações da Cehop, Jaiane Ramos Almeida Santos, palestras dessa natureza são cruciais para o exercício das atividades dos profissionais da área. ”É importante que estejamos sempre atualizados com tudo o que é apresentado ao mercado. Além da vasta experiência e da didática de fácil compreensão, o professor nos apresentou temas até então desconhecidos por alguns profissionais, a exemplo de novas tecnologias de frenagem (restauração de asfalto) e método perpétuo, que é quando o concreto aplicado na pavimentação pode durar até 75 anos. Essas informações são fundamentais para o nosso aprimoramento”, ressalta.

De acordo com o Diretor Técnico da Cehop, Howard Alves Lima, a realização dessas palestras é uma maneira de trazer as novidades do mercado para os profissionais. “O Governo do Estado está sempre capacitando seus servidores a fim de que os serviços prestados estejam sempre aprimorados. Periodicamente trazemos profissionais que tratam sobre diversos temas relevantes para as áreas de engenharia civil e arquitetura. Com isso, o corpo técnico da Cehop, DER e Sedurbs ficam a par dos avanços, se reciclam e atualizam seus conhecimentos”, enfatiza.                  

 

 

 

 

 

 

 


 

Atualizado em